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MONTAGEM E FECHAMENTO DE ARQUIVOS
Sumário

1. Textos e Logotipos

1.1 Excesso de Nós
1.2 Incorporação de fontes
1.3 Cuidados com as letras

2. Cores

2.1 Cinza para impressões
2.2 Fidelidade de cor
2.3 Preto e Cores Escuras
2.4 Marca d’água
2.5 Saiba o que é um modo de cor e como deixar no padrão SevenGraff
2.6 Degradês com preto
2.7 Azul escuro
2.8 Materiais com fundo preto
2.9 Aproximando a cor da tela à impressão
3.0 Aplicando as cores dentro dos padrões da SevenGraff

4. Envio de Arquivos

4.1 Cuidados ao enviar uma arte
4.2 Enviando arquivos em PDF/X-1a (Adobe InDesign)
4.3 Enviando arquivos em PDF/X-1a (CorelDraw)
4.4 Enviando arquivos em PDF/X-1a (Adobe Photoshop)
4.5 Enviando arquivos em PDF/X-1a (Adobe Illustrator)

5. Fechamento de Arquivos

5.1 Material com verso (Pé com pé)
5.2 Hot Stamping
5.3 Sobreposição de vetores e imagens
5.4 Fundo transparente
5.5 Efeitos
5.6 Refile – Tamanho Menor
5.7 Gabarito
5.8 Camadas do Corel Draw
5.9 Saiba como imprimir uma sombra preta sem ela ficar cinza
6.0 Imprimindo efeitos especiais
6.1 Impressão Metalizada
6.2 Acabamento de Furo, como indicar na arte?

7. Passos Iniciais

7.1 Como converter uma imagem RGB para CMYK?
7.2 Aplicação de textos e elementos
7.3 Aplicando fundo no material
7.4 Bordas e Molduras

8. Facas e Aproveitamentos

8.1 Folder com dobras
8.2 Vinco
8.3 Serrilha
8.4 Corte Adicional
8.5 Corte Especial
1. Textos e Logotipos

1.1 EXCESSO DE NÓS

Textos e imagens em vetor com um número de nós maior do que 900 estão com excesso de nós. Ao enviar arquivos que contenham elementos com excesso de nós, pode ocorrer que esses elementos não sejam impressos, isto é, não constem na impressão do material. Para não ocorrer esse tipo de problema é preciso separar os nós.
Para fazer isso, há três opções: converter os objetos em bitmap, diminuir o número de nós ou separá-los em vários objetos para obter um número menor de nós. Veja como fazer:

Corel Draw

– Separar textos com excesso de nós no Corel Draw:
Selecione o bloco de texto com número excessivo de nós, clique com o botão direito no objeto (atalho CTRL + K), selecione um trecho do texto (metade do bloco, por exemplo), e na área selecionada clique com o botão direito do mouse e em seguida selecione “Combinar” (atalho CTRL + L).
Lembre-se de que, com um objeto selecionado, no canto inferior esquerdo da tela do Corel Draw é possível localizar o número de nós referentes ao objeto.

– Converter imagens com excesso de nós em bitmap no Corel Draw:
Em imagens em vetor com um grande número de nós é preciso fazer a conversão para bitmap antes. Para isso, selecione o objeto, clique no menu “Bitmap”, em seguida “Converter em Bitmap”. Na janela seguinte, selecione modo de cor CMYK e resolução 300 DPI.


Illustrator

Selecione o objeto, clique no menu “Object“, depois “Path” e então “Simplify“. Clique para pré-visualizar e você será informado da quantidade de nós do objeto  selecionado. Nesta janela você poderá aumentar ou diminuir a quantidade de nós do objeto. No caso de ter objetos soldados, você pode clicar com o botão direito e selecionar “Release Compound Path” para fazer a quebra.

Photoshop

Em alguns casos, no Photoshop podemos dividir um Shape Layer (forma) em várias partes. Usando a ferramenta Direct Selection Tool (Seleção direta) podemos selecionar os Anchor Points (pontos de âncora) de uma parte da layer (camada) e duplicá-los (CTRL+J). Depois basta deletar os mesmos anchor points do Shape Layer original. Se o objeto com excesso de Anchor Points não for divisível, você deverá rasterizá-lo.

1.2 INCORPORAÇÃO DE FONTES
O envio de arquivos em PDF X/1-a possibilita o processo de incorporação de fontes, que acelera o fechamento de materiais. Algumas fontes, porém, possuem direitos de cópia (copyright) e portanto não poderão ser incorporadas ao documento. Nestes casos, os textos do arquivo deverão ser convertidos em curvas antes da exportação para o formato PDF. Confira como realizar este processo:

COREL DRAW
Dentro do arquivo original, você poderá converter todos os textos de uma página de uma só vez, acessando “Editar > Selecionar Tudo > Texto” e em seguida aplicando o comando Ctrl+Q (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.
Lembre-se de conferir todas as páginas de seu arquivo.

ILLUSTRATOR E INDESIGN
Selecione o texto a ser convertido em curvas, acesse o menu “Type” e em seguida clique em “Create Outlines”.

PHOTOSHOP
Selecione o layer texto com o botão direito do mouse e clique em “Convert to Shape”.

1.3 CUIDADOS COM AS LETRAS

É importante lembrar a que a paleta de cor padrão utilizada para impressão na Gráfica SevenGraff é a CMYK, portanto, artes que contenham cores em RGB e PANTONE não são aceitas.
Para textos com cores claras ou vazados sobre o fundo escuro devem ter o corpo BOLD (Negrito), com tamanho mínimo superior a 7 (sete) pontos, e sem serifa, pois traços inferiores a 0,09 mm (espessura mínima) podem desaparecer na impressão.
Exemplo:
exemplo-texto-fundo-escuro
Outro aviso importante é referente a cor preta criada com os 4 canais da paleta CMYK ativas, pois a mistura das cores podem facilitar o erro do registro, causando desencaixe das cores conforme imagem abaixo.
exemplo-texto-cores-cmyk

CUIDADOS COM TEXTO JPG

Artes encaminhadas em JPG devem ter fontes com tamanho mínimo de 9 pt e com espessura de 0,2 mm, buscando evitar que a cor do fundo invada a área vazada. Essa recomendação se aplica em principal para imagens com fundo escuro.
Segue abaixo exemplo:
exemplo-fontes-em-jpg

CONTORNOS

Ao utilizar contornos mais espessos nas fontes, pode ocorrer a formação de pontas, semelhante a um nó estourado. Para evitar essas pontas, selecione o texto e abra a ferramenta de contorno (tecla F12 no Corel Draw) e no campo “Limite de meia-esquadria” deixe em 45°.
2. Cores

2.1 CINZA PARA IMPRESSÕES

Ao utilizar uma tonalidade cinza em uma arte, devemos tomar alguns cuidados para que possamos ter uma impressão de qualidade e sem divergência de cores.
As tonalidades de cinza, podem ser criadas apenas usando o canal K da paleta CMYK, veja:
InstruçãoCinzaAtual
Dessa forma, a tonalidade ficará mais nítida. Ainda é possível criar mais variações entre os cinzas, basta variar o canal K do 1 ao 100, no exemplo abaixo está em 33, veja:
cinza Cdr

 PORQUE NÃO UTILIZAR OUTROS CANAIS NA COMPOSIÇÃO DO CINZA?

Aumentar todos os canais de cores sobrecarrega a impressão, o que pode ocasionar variações na tonalidade escolhida, por exemplo:
cinza monitorimpressão
Observe que o canal K (preto) está inferior aos demais, dessa forma, as cores ciano, magenta e yellow se sobrepõe ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel a do monitor.
Devemos ter atenção para que a cor não fique muito fraca, sugerimos que utilize no mínimo 15% de  cor . Veja mais informações em “marca d’água”.

2.2 FIDELIDADE DE COR

Devido ao nosso processo gráfico, não trabalhamos com “prova de cor” do material. E por esse motivo podem haver variações de cores em uma mesma produção. Sendo assim, não garantimos fidelidade da cor enviada.

2.3 PRETO E CORES ESCURAS


COMO UTILIZAR A COR PRETA
Certos cuidados são necessários ao trabalhar com a cor preta na montagem das suas artes, uma vez que, sem observar algumas orientações, é possível que haja problemas no resultado da impressão, como manchas, decalques e tonalidades diferentes daquela que o cliente deseja.
Manchas: Caso o seu material tenha impressão frente e verso, tome cuidado com as cores que irá utilizar. Se a impressão da frente do material possuir cores escuras, faça a impressão do verso também com cores escuras. A mesma regra se aplica para cores claras.
Mas caso você queira mesmo assim utilizar cores diferentes, esteja ciente de que há risco de borrar ou manchar o material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.
Manchas
Exemplo: Frente com tons escuros e verso com tons claros. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.
Confira abaixo os tipos de preto e as devidas orientações para evitar problemas na impressão.

TIPOS DE PRETO 

Devemos prestar atenção nos tipos de preto para impressão. Alguns merecem um cuidado especial para que não ocorram erros em sua finalização.
Confira abaixo todos os tipos de preto:

Preto Carregado

O preto carregado é um tipo de preto que não é aceito em impressões. Sabe-se que o preto está carregado quando a soma dos 4 canais da paleta CMYK supera 320%, ou seja, uma carga muito grande de tinta será liberada fazendo com que a impressão fique borrada ou cole em outros papéis.
Preto Carregado
Para verificar se o preto está carregado, execute as orientações abaixo:

Corel Draw

Selecione a ferramenta “Conta-Gotas de Cor” e coloque-a em cima de todas as áreas de preto da sua arte. Irão aparecer 4 números (referentes aos 4 canais do CMYK). Some esses números e confira se ultrapassam 320.

Ex: C90 + M85 + Y100 + K95 = 370% de cor (preto carregado)
Evite ao máximo esse tipo de preto. O mais indicado é utilizar preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100) ou então preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100).

Illustrator e Photoshop

Abra a janela clicando em Color (Cor) – atalho F6 – ou por meio da opção Window (Janela), no menu. Selecione a ferramenta Eyedropper (Conta-gotas) teclando “I” e clique nas áreas pretas. As cores selecionadas serão mostradas na janela Color (Cor).
-> Continue lendo para saber mais sobre essas formas de uso da cor preta.
Caso o arquivo seja enviado com preto carregado, ele será colocado em pendência*, sendo solicitado ao cliente a correção. Somente após o reenvio do arquivo corrigido ele será encaminhado para a produção.
* Se o arquivo for enviado em PDF/X-1a, dependendo do nível de sobrecarregamento do preto, o sistema Pré-flight poderá advertir que o preto está carregado ou até mesmo não concluir o processo de envio, bem como se houver a presença de cores em Pantone.

COMO CORRIGIR O PRETO CARREGADO

O preto passa a estar “carregado” quando a soma dos 4 canais de cor do CMYK ultrapassa a porcentagem de 320%, podendo ocasionar manchas durante a impressão.
Ex: C: 100 M: 100 Y: 100 K: 80 = 380% de cor (preto carregado)
Então, em todos os textos ou curvas do seu arquivo, certifique-se de que a porcentagem total de cores não esteja ultrapassando 320%.
Caso o preto carregado esteja nas imagens é preciso que você diminua a porcentagem de cor. Para fazer isso, siga o passo a passo:

Corel Draw
  • No Gerenciador de Objetos, marque a opção “Mostrar propriedades do objeto”;
  • Selecione todo o arquivo e pressione as teclas “CTRL + U” para desagrupar as informações ou clique no sinal de “+”, localizado no campo “Camada 1”;
  • Em seguida selecione a ferramenta “Conta-gotas de cor” e coloque em cima de todas as imagens que contenham a cor preta;
  • Verifique se a soma de todos os canais ultrapassa a porcentagem de 320%;
  • Caso isso aconteça, selecione a imagem, e na parte superior clique no menu “Efeitos”;
  • Selecione a opção “Ajustar”;
  • Para finalizar, clique em Gama. A porcentagem de cor irá diminuir, não deixando a tonalidade do seu preto carregado.
Illustrator
  • Selecione a(s) imagem(ns) do arquivo, e com a ferramenta “Eyedropper Tool/Conta Gotas” verifique se as tonalidades de preto estão ultrapassando 320%;
  • Caso isso aconteça, selecione a(s) imagem(ns), e na parte superior clique no menu “Edit/Editar”;
  • Depois clique na opção “Edit Colors/Editar Cores”;
  • Agora selecione a opção “Ajust Color Balance/Ajuste de Balanço de Cores”;
  • Em “Color Mode/Modo de Cor” selecione a opção CMYK;
  • Em seguida diminua a porcentagem de cores;
  • Para finalizar selecione a opção “Preview” e clique em “OK”.
Photoshop
  • Selecione a(s) imagem(ns) do arquivo, e com a ferramenta “Eyedropper Tool/Conta Gotas” verifique se as tonalidades de preto estão ultrapassando 320%;
  • Caso isso aconteça, selecione a(s) imagem(ns) e na parte superior clique no menu “Image/Imagem”;
  • Em seguida selecione a opção “Adjustments/Ajustes”;
  • clique em “Curves/Curvas”;
  • Em Channel/Canal, selecione a opção “Black/Preto”;
  • Agora, vá alterando o marcador preto até chegar na cor ideal, que não ultrapasse 320%;
  • Para finalizar, clique em “OK”.
Preto Puro (ou Preto Normal)

O preto puro é a tonalidade mais recomendada para ser usada em textos ou curvas. Ele pode ser utilizado tanto na impressão digital como em offset. O preto puro não é recomendado na utilização do fundo das artes, pois na impressão pode passar a ter um tom marrom escuro. A configuração correta do preto puro é  C:0 M:0 Y:0 K:100.
Preto Normal

Preto Fundo

O preto fundo é uma tonalidade de preto recomendada para ser usada no fundo das artes por conter um pouco de ciano em sua composição. Entretanto, ele é indicado somente para impressos em offset, pois se produzido em impressão digital o preto ficará com tom azulado. Os canais de cor desse preto são: C:40 M:0 Y:0 K:100.
O preto fundo também serve como calço para que o preto não fique “lavado”.  Geralmente é utilizado em materiais como pastas, folders, etc.
Preto fundo

Preto Linha (ou Preto Contorno)

O preto linha é utilizado para proteger os textos com o fundo preto, e deve ser utilizado como contorno em textos quando eles estiverem a frente de um fundo preto, pois a tinta poderá “invadir” as outras cores durante a impressão. Com essa proteção, os textos ficarão mais nítidos. Os canais de cores desse preto são: C: 1 M: 1 Y: 1 K 100.
Preto Contorno

Impressão do cinza

Ao utilizar tonalidade cinza em uma arte é preciso tomar alguns cuidados para evitar divergências de cores.
As tonalidades cinzas devem ser criadas apenas usando o canal “K” da paleta CMYK. Para isso, basta variar o canal “K” do 1 ao 100. Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada ou avermelhada. Além disso, ao aumentar todos os canais de cor há a possibilidade de sobrecarregar a impressão, ocasionando variações na tonalidade escolhida e até mesmo causando manchas.
Caso o canal K (preto) esteja inferior aos demais, as cores ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) se sobreporão ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel ao que é visualizado no monitor.

ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca. Veja mais informações no item “Marca d’água”.

COMO PROTEGER CORES CHAPADAS

Recomendamos que para as cores chapadas, como por exemplo, o preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100), preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100), entre outras com grande porcentagem de cor, seja acrescentado ao material a cobertura de verniz total ou laminação fosca, afim de proteger a impressão, evitando riscos ou pequenos decalques em sua finalização.
Verifique o exemplo abaixo:
cartão de visita sem cobertura
cartão de visita com uv total
2.4 MARCA D'AGUA

A Marca d’água é uma excelente opção para utilizar na arte gráfica, porém para que a mesma saia conforme o desejado é importante seguir esta regra: a área de aplicação da marca d’água deverá ter, no mínimo, 10% de cor nos canais (CMYK) e/ou 10% de diferença entre a cor do fundo e a marca d’água, visando deixar a mesma visível na impressão.
Confira abaixo todos os exemplos com a aplicação da Marca d’água:

MARCA D’ÁGUA SIMPLES

Na Marca d’água simples*, indicada na imagem abaixo, a porcentagem usada nos canais de cor possuem, juntas, o mínimo solicitado de 10%, ou seja, a distribuição pode ser feita tanto na soma dos canais quanto em um canal único, isso vai variar de acordo com a composição usada.
O importante é que, independente da forma utilizada, a regra dos 10% de cor CMYK, seja respeitada.

*Marca d’água simples – fundo sem cor.

Marca d´água simples l Gráfica Atual CardComposição de cor Marca d´água simples l Gráfica Atual Card

MARCA D’ÁGUA COM FUNDO

Quando a Marca d’água é usada com fundo de cor próxima a regra dos 10% de diferença de cor deve ser aplicada em cada um dos canais (CMYK), ou seja, não se aplica mais na soma dos canais.
Marca d´água com fundo l Gráfica Atual CardComposição de cor Marca d´água com fundo l Gráfica Atual Card
Veja que o fundo está com tonalidade mais escura (C90 M70 Y20 K20), logo os logotipos, feitos como Marca d’água, devem ter a diferença dos 10% aplicados em cada um dos seus canais de cor (C80 M60 Y10 K10).

Seguindo essa regra o efeito da Marca d’água é concedido sem que haja alteração na tonalidade de cor.

MARCA D’ÁGUA COM FUNDO PRETO

As artes gráficas que possuem fundo preto requerem um cuidado maior no uso da Marca d’água, por isso, é importante seguir esta regra: 10% de diferença em cada canal CMY, e 15% no canal K. 
Marca d´água com fundo preto l Gráfica Atual CardComposição de cor Marca d´água com fundo preto l Gráfica Atual Card
Reforçamos que a alteração de 10% para 15% é dada apenas para o canal K, e somente se aplica se a composição do fundo estiver igual ou superior a 50%.

2.5  O QUE É UM MODO DE COR E COMO DEIXAR NO PADRÃO GRÁFICA SEVENGRAFF

Convertendo o arquivo para o modo de cor CMYK
Infelizmente, o Corel Draw aceita mais de um modo de cor no mesmo arquivo e muitas vezes esses arquivos são enviados para a produção.
Os modos de cores mais populares são: RGB, CMYK e as cores Pantone®. A SevenGraff trabalha apenas com o modo de cor CMYK e os arquivos devem estar de acordo com esta norma.

Preenchimentos em CMYK
Se você identificou no momento do diagnóstico que existem preenchimentos em RGB, PANTONE ou outro modo de cor, veja no filme a seguir como é prático e rápido fazer a conversão das cores para o padrão CMYK:
Preenchimento em CMYK


Contornos em CMYK
Não esqueça de repetir o procedimento para os contornos:
Contorno em CMYK

Obs: Métodos automatizados nem sempre têm resultados satisfatórios, o melhor e mais seguro método de conversão de cores para CMYK ainda é o feito manualmente.

Bitmap em CMYK
É muito comum utilizar imagens de máquina fotográfica digital, internet ou scaneadas. Estas imagens estão no formato RGB e devem ser convertidas para o modo de cor CMYK.

2.6 DEGRADÊS COM PRETO
Lembre-se de calçar a cor preta quando utilizá-la em degradê.
Observe que no lado preto do degradê foram acrescentados os mesmos percentuais de cores dos canais que compões a cor do vermelho do outro lado.
cuidados_degrade
Isso deverá acontecer para qualquer cor que você utilizar, outro exemplo é em um degradê verde= C:100 M:0 Y:100 K:100 o lado da cor preta será C: 100 M:0 Y:100 K:100.

2.7 AZUL ESCURO
O padrão utilizado para cor azul marinho no Corel Draw é C:100 M:100 Y:0 e K:0 que resulta em uma tonalidade roxa em seu impresso.
A SevenGraff  aconselha a utilização da composição de azul : C:100 M:80 Y:0 e K:10 (Azul Royal). Veja no exemplo abaixo.
azul_errado
azul_correto
Observação: para escurecer a cor acrescente de 10 em 10% no canal K.

2.8 MATERIAIS COM FUNDO PRETO

Para melhores resultados para grandes áreas de preenchimento com a cor preta, aconselhamos calçar a cor da seguinte forma:
40% de ciano e 100% de preto (C40 M0 Y0 K100).

preto_errado3
Preto errado
preto_correto3
Preto correto

Veja abaixo a janela de preenchimento uniforme do Corel Draw com o ajuste correto para uma boa impressão da cor preta, como cor de fundo dos impressos e preenchimento de objetos maiores (C:40 M:0 Y:0 e k:100).
Nota: vale lembrar que, como cada monitor pode possuir uma configuração diferente, esta configuração de cor pode deixar o preto com aparência azulada. Porém, na impressão, a cor será preta.
preto_certo-600x370
Veja a baixo a mesma janela de preenchimento uniforme do Corel Draw, com o preenchimento errado (C:100 M:100 Y:100 K:100). Esse preenchimento errado de cores causa problemas como decalque, letras e imagens tremidas, pois sobe muito a carga de tinta, causando assim uma demora na secagem do material.
preto_errado4-600x370

2.9 APROXIMANDO A COR DA TELA À IMPRESSÃO

Para conseguir ter uma visualização semelhante ao nosso padrão de impressão CMYK, ajuste-o conforme os exemplos abaixo. Na barra do menu, clique em ferramentas na opção Configurações da prova de cor.
3
Você deve clicar no campo Simular ambiente e deixar a mesma no padrão que recomendamos o (Documento) U.S. Web Coated (SWOP)v2.
1
Depois utilize a opção cores de prova para visualizar como o seu produto vai ficar mais próximo possível do nosso padrão em CMYK quando impresso.
3
Assim, o risco de sofrer variação de cores ficará muito menor.

Versões antigas
cores1
Para ter uma visualização das cores o mais próximo possível de uma impressão CMYK, ajuste seu gerenciador de Cores como no exemplo abaixo. Acesse o Gerenciador de Cores, no CorelDraw!, pela barra de menu, ferramentas > Gerenciamento de Cores.
cores2

Não corra riscos ao aplicar cores. verifique se a paleta de cores utilizada pelo CorelDraw! é a “Paleta de CMYK padrão”, através do menu exibir > Paleta de cores > Paleta CMYK padrão.

3.0 APLICANDO AS CORES DENTRO DOS PADRÕES DA SEVENGRAFF
A empresa SevenGraff  utiliza o processo de impressão OFF-SET, ou seja, impressão plana. O off-set é um dos processos de impressão mais utilizados desde a segunda metade do século XX. Ele garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, além de imprimir em praticamente todos os tipos de papel e alguns tipos de plástico. Porém, mesmo tendo uma impressão de boa qualidade, existem limitações tecnológicas do processo, como por exemplo: a COR.
Para melhorar estas limitações, a empresa adotou certas regras que ajudam o processo a tornar-se mais produtivo e com qualidade, assim seu material será impresso com segurança. Abaixo, explicaremos o que fazer passo a passo com relação às cores e como elas funcionam dentro da empresa.

GERENCIE AS CORES DO SEU MONITOR

Primeiramente, verifique se o seu monitor está configurado com as cores corretas. Aproximando a cor da tela à impressão.

PALETA DE CORES DO COREL DRAW

A SevenGraff  trabalha apenas com a paleta de cor CMYK, utilize sempre esta paleta de cores.
1º Verifique se sua paleta encontra-se no modo de cor CMYK. Veja abaixo o exemplo.
cores-nos-padrões-01

2º Caso ela não se encontre no modo de cor CMYK, você deverá trocar para este modo, que é o padrão da empresa. Veja como fazer o processo:
cores-nos-padrões-02
  • Acesse o menu Janela > Paleta de Cores > PALETA CMYK PADRÃO
Feitas estas análises citadas acima e colocando dentro do padrão que a empresa utiliza, você poderá utilizar combinações de cor, existente dentro da paleta CMYK. Porém, existem algumas particularidades em certas cores, das quais temos que tomar cuidado. Veja a lista abaixo e siga as instruções corretamente. Assim, o seu material não terá problemas de impressão.

4. Envio de Arquivos

4.1 CUIDADOS AO ENVIAR UMA ARTE

ANTES DE ENVIAR UM ARQUIVO VERIFIQUE SE:
1) Seguiu todas as instruções deste site;
2) Está dentro dos padrões SEVENGRAFF;
3) Os preenchimentos estão em CMYK;
4) Todas as fontes foram convertidas em curvas;
5) Os contornos estão em CMYK;
6) As imagens bitmap estão em CMYK;
7) Todos os efeitos foram separados, agrupados com o fundo e convertido em bitmap CMYK;
8) Os preenchimentos com texturas foram convertidos em bitmap CMYK;


QUANDO FINALIZAR SUA ARTE, SOLICITE INFORMAÇÕES SOBRE SEU DOCUMENTO.

Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione a opção “Informações do documento”.
info_arte
Na janela de informações verifique os 05 tópicos principais:
info_arte_02
Estatísticas de Texto: Nesta área aparecerão todos os nomes das fontes não convertidas em curva utilizadas em seu documento.

CORRETO: Deverá aparecer “Nenhum objeto neste documento”.

info_arte_03
Objetos Bitmap: Nesta área aparecerá uma relação com todos os objetos bitmaps em seu documento.
CORRETO: Todos os objetos deverão estar em CMYK ou Tons de cinza.

info_arte_04

Efeitos: Relação de todos os efeitos utilizados em seu arquivo “Powerclip, lente, sombreamento, etc”.
CORRETO: “Nenhum efeito neste documento”.

Preenchimentos: Aparece a quantidade de objetos de cada tipo de preenchimento (CMYK, RGB, Texturas, Pantones, etc).
CORRETO: “CMYK”.

Contornos: Aparece a quantidade de objetos de cada tipo de contorno (CMYK, RGB, Pantones, etc).
CORRETO: “CMYK”.


4.2 ENVIANDO ARQUIVOS EM PDF/X-1a (Adobe InDesign)

SALVANDO EM PDF/X-1A
Para configurar corretamente seu Adobe Indesign para o envio de arquivos em PDF, siga estas instruções.
No menu “File”, em “Adobe PDF Presets”, selecione “PDF X-1a:2001”.

indes_pdf1
Na nova janela, clique em Salvar:
indes_pdf2
Em “Save Adobe PDF”, configure as abas “Compression” e “Output” conforme o seguinte:
illus_pdf31-600x554
illus_pdf4
Clicando em “Save Preset…”, salve estas predefinições de PDF com o nome que desejar, para poder reutilizá-las sempre:
illus_pdf5
illus_pdf6
Seu arquivo está devidamente configurado! Agora basta clicar em “Save PDF” para salvá-lo.

4.3 ENVIANDO ARQUIVOS EM PDF/X-1a (CorelDraw)

GERENCIANDO AS CORES DE SEUS ARQUIVOS

Para gerar arquivos PDF a partir do CorelDraw, primeiramente configure o gerenciamento de cores do software:
corel_gercor1

Deixe-o conforme a imagem a seguir:
corel_gercor2

Selecione a opção “Adicionar predefinição” para  salvar a configuração com o nome que preferir e utilize-a sempre para este processo:
corel_gercor3

PUBLICANDO EM PDF/X-1A

No menu”Arquivo”, selecione “Publicar em PDF…”. Na nova janela, em “Predefinição de PDF”, selecione “PDF/X-1a”:
corel_pdf1

Em seguida entre em “Configurações”:
corel_pdf2

Configure as abas “Geral”, “Cor” e “Objetos” conforme o seguinte:
configurações-PDF-600x458
configurações-PDF3-600x458
configurações-PDF2-600x459

De volta à aba “Geral”, salve estas predefinições de PDF com o nome que desejar, para poder reutilizá-la sempre que desejar:
corel_pdf6
corel_pdf7
Seu software está devidamente configurado! Agora basta clicar em “Ok” para sair da janela de configurações e em seguida salvar seu arquivo.

4.4 ENVIANDO ARQUIVOS EM PDF/X-1a (Adobe Photoshop)

SALVANDO EM PDF/X-1A
Para configurar corretamente seu Adobe Photoshop para o envio de arquivos em PDF, siga estas instruções.
No menu “File”, selecione “Save As”. Na nova janela, em “Format”, selecione “Photoshop PDF” e clique em Salvar:

1-600x58

Na janela que se abrir, configure o campo “Adobe PDF Preset” para “PDF X-1a:2001”:
22-600x87

Configure as abas “Compression” e “Output” conforme o seguinte:
32-600x514
4-600x515

Clicando em “Save Preset…”, salve estas predefinições de PDF com o nome que desejar, para poder reutilizá-la sempre:
illus_pdf5
5-600x58

4.5 ENVIANDO ARQUIVOS EM PDF/X-1a (Adobe Illustrator)

SALVANDO EM PDF/X-1A
Para configurar corretamente seu Adobe Illustrator para o envio de arquivos em PDF, siga estas instruções.
No menu “File”, selecione “Save As”. Na nova janela, em “Tipo”, selecione “Adobe PDF” e clique em Salvar:
Illus_pdf1

Na janela que se abrir, configure o campo “Adobe PDF Preset” para “PDF X-1a:2001”:
illus_pdf2

Configure as abas “Compression” e “Output” conforme o seguinte:
illus_pdf31-600x554
illus_pdf4

Clicando em “Save Preset…”, salve estas predefinições de PDF com o nome que desejar, para poder reutilizá-las sempre:
illus_pdf5
illus_pdf6
5. Fechamento de Arquivos

5.1 MATERIAL COM VERSO (PÉ COM PÉ)

Para a montagem de materiais com verso é necessário prestar atenção na orientação para o envio do produto (processo denominado “pé com pé”). Caso o produto seja enviado na orientação errada, o material poderá ser impresso de ponta-cabeça. Então vamos aprender como deve ser feito o envio.
Para as artes criadas na orientação paisagem (horizontal) não há regras de orientação, porém em artes criadas em retrato (vertical), a orientação é importante.
como-imprimir-materiais-graficos-pe-com-pe
A arte foi criada de pé (vertical/retrato), mas a orientação solicitada na descrição do produto é na horizontal. Observe na imagem abaixo que o tamanho com sangra está 9,1×5,38cm (9,1 – Largura; & 5,38 – Altura).
Descrição Produto
As artes deverão ser rotacionadas para a orientação solicitada.
como-imprimir-materiais-graficos-pe-com-pe
A frente do material foi rotacionada a 90 graus, e o verso, a 270 graus. Agora o arquivo do produto está correto, e a impressão será realizada corretamente.
VINCO/DOBRA
Para os produtos que possuem vinco ou dobra, é necessário que o arquivo seja enviado na orientação certa. Veja a seguir:
como-imprimir-materiais-graficos-pe-com-pe
No exemplo acima, o produto receberá o acabamento de “Vinco”, a parte da frente deverá estar encaixando com a parte de cima da arte do verso (PARTE INTERNA), ou o termo mais utilizado: “Pé com cabeça”.

PRODUTO FINALIZADO
como-imprimir-materiais-graficos-pe-com-pe
Se a visualização do seu arquivo for paisagem (deitado), apenas coloque um do lado do outro.
como-imprimir-materiais-graficos-pe-com-pe
5.2 HOT STAMPING

Para obter um bom resultado na produção de materiais com o acabamento de Hot Stamping, atente-se às orientações e dicas a seguir:

1. TAMANHO DA MÁSCARA
Caso a máscara ocupe grande parte da superfície do material, poderá resultar no surgimento de pequenas bolhas ou até mesmo apresentar um aspecto queimado nas áreas em que o acabamento for aplicado, tendo em vista que sua aplicação é feita por meio de uma chapa de metal aquecida (chamada clichê) sobre uma lâmina com a cor escolhida.
Esses problemas ocorrem devido ao calor gerado durante o processo de produção. Para evitá-los, orientamos que o hot stamping não seja aplicado em áreas muito extensas do impresso.

Hot-Stamping-com-resultado-indesejadohot-stamping-riscado
Produtos com grandes áreas de aplicação do hot stamping apresentando riscos e manchas
Cobertura de Verniz Localizado e Hot Stamping
Orientamos que para esta cobertura é necessário criar máscaras separadas, ou seja, se o material for frente e verso o cliente precisará enviar uma máscara para Hot Stamping e duas máscaras de verniz (frente / verso).
A aplicação do Hot Stamping é feita no último processo da cobertura, após a laminação fosca e o verniz localizado. Como a aplicação desta cobertura é feita por aquecimento não é indicado que seja inserido o Hot Stamping em áreas que já possuem a cobertura de verniz localizado, uma vez que esta dificulta a aderência da fita metálica ao papel. É aconselhável ainda que seja mantida uma distância de, no mínimo, 0,6mm (0,06cm) entre os locais que receberão o verniz e o metalizado, a fim de garantir que as coberturas não se sobreponham evitando riscos e decalques no hot stamping. Veja como montar corretamente as máscaras:
mascaras verniz localizado hot-stamping - Atual Card
Resultado:
resultado-final-verniz-localizado-hot-stamping-Atual-Card
Atenção:
– O tamanho máximo para a aplicação do hot stamping é de 9x9cm.
– O acabamento pode ser inserido somente na frente do impresso.
– Mantenha uma distância de, no mínimo, 0,6mm entre os locais que devem receber a cobertura de verniz localizado e de hot stamping. A sobreposição dessas coberturas pode gerar avaria no material, por isso não é indicada.
– Indicamos ainda que não sejam utilizados acabamentos como furo ou corte especial em cima da aplicação do hot stamping, pois este pode descascar além de causar outros danos.

2. ENCAIXE DA MÁSCARA

Embora proporcione uma aparência sofisticada ao material, o encaixe da máscara de hot stamping nos elementos da arte gráfica pode sofrer variações. Ou seja, assim como todos os materiais gráficos, os impressos com hot stamping também estão sujeitos a deslocamentos. Por isso, fique atento: encaixes muito detalhados podem ficar deslocados ou até mesmo sobrepor informações, prejudicando o resultado final do produto.
Outra informação importante é a de que todos os elementos da máscara devem estar em preto (C0M0Y0K100) com o fundo em branco (sem pigmento de cor: C0M0Y0K0), e obrigatoriamente em vetor. Dessa forma não há risco de distorção ou imprecisão na máscara.
arte e máscara com indicação da cobertura
PRODUTO FINAL COM MÁSCARA DESLOCADA
resultado-incorreto-hot-stamping
Para obter melhores resultados, os elementos que receberão o acabamento deverão aparecer somente na máscara hot stamping, e não na arte gráfica.
indicação correta apenas na máscara hot-stamping
PRODUTO FINAL
resultado correto cobertura hot-stamping

3. FONTE

fontes finas com resultado incorreto

Uma boa fonte faz toda a diferença em um material gráfico, mas quais são os cuidados que se deve ter ao escolher fontes para produtos com hot stamping?
O uso correto do tamanho da fonte é essencial para que haja uma boa aplicação do hot stamping, pois caso a fonte seja muito pequena, o clichê quente pode fazer com que a aplicação “vaze”, tornando a informação ilegível.
Sugerimos a utilização de fontes iguais ou maiores do que 8pt. Em geral, as fontes não possuem grandes limitações de produção, apenas deve-se evitar o uso de fontes que possuem linhas muito finas.


4. LINHAS OU LOGOS

linhas detalhadas resultado incorreto hot-stamping
Assim como acontece com as fontes, um logo com linhas muito finas também pode ter o resultado final prejudicado, considerando que a linha muito estreita no clichê impede que haja pressão suficiente da fita sobre o material, e sem a pressão adequada, a tinta da fita não será colada corretamente.
Instrução Hot Stamping l Atual Card
Portanto, não utilize efeitos que afinam a espessura das linhas para que o resultado final não seja prejudicado.
Também orienta-se evitar linhas muito próximas umas das outras. Caso contrário, ao invés de resultar em várias linhas detalhadas com espaço entre elas, é impressa apenas uma linha mais espessa, sem os espaços.


5. MOLDURAS

moldura com hot-stamping
A utilização de molduras ou linhas em qualquer uma das laterais dos produtos (tanto na parte superior, inferior ou nas laterais) não é aconselhável para nenhum material gráfico, incluindo os impressos com hot stamping.
Como, durante o processo gráfico, há variações no corte dos materiais, mesmo que essas variações sejam mínimas, ao utilizar molduras ou linhas nas bordas é possível que o material transmita a aparência de descentralizado.

Atenção:

Dentre as cores disponíveis para o hot stamping, há  a opção “Holográfico”. Trata-se de um acabamento que traz um aspecto de autenticidade a qualquer material. O holográfico é muito utilizado em selos de qualidade, segurança e aprovação. Uma característica desse acabamento são as palavras “genuíno” e “original” espalhadas por toda sua superfície. Veja abaixo um exemplo de hot stamping holográfico produzido em nosso parque gráfico:
Cartão de visita com impressão hot stamping

5.3 SOBREPOSIÇÃO DE VETORES E IMAGENS

Ao montar uma arte que contenha imagens com fundo transparente e vetores, deve-se sempre ter o cuidado de não sobrepor os vetores sobre a transparência das imagens, pois essa sobreposição poderá danificar as informações que estejam em vetores. A transparência da imagem cria um “calço de cor” sobre os vetores, deixando-os com um contorno mais espesso como se estivessem borrados.  No exemplo abaixo podemos observar que parte do fundo transparente da imagem está sobre algumas informações:
fundo
Deste modo quando o material for impresso, essa transparência da imagem criara um “calço de cor” sobre os vetores que estão em cima ou embaixo dela, deixando-os com um aspecto borrado.  Obs: Visualmente não conseguimos identificar as alterações causada por esta sobreposição, somente no material impresso será possível identificar essa alteração.
fundo 2
Para que o material seja impresso da maneira correta, deve-se criar um retângulo branco no tamanho da pagina do material. Após, selecione a imagem que contem o fundo transparente e o retângulo e converta-os em uma única imagem.
fundo 3
Deste modo, vetores que estiverem em cima desta imagem não sofrerão alterações.
fundo 4
Uma imagem que contém a mesma cor do fundo do cartão pode causar variações, tendo em vista que o modo de leitura de imagem e vetor acontece de formas um pouco diferentes nas impressoras. Veja na imagem abaixo um exemplo:
Albert Willians 1
Aparentemente não há nenhum problema na imagem, porém, se separarmos a imagem do fundo e a imagem do logo, isso poderá trazer problemas no resultado final do produto.
Albert Willians 2
Caso o fundo não seja unificado com a imagem, o resultado pode ser esse:
Untitled
Perceba que o preto que envolve o logo está mais escuro que o preto utilizado no fundo. É importante ressaltar que esse problema acontece em qualquer cor.
Portanto, para evitar que isso aconteça é importante unir a imagem ao logo do cliente, isso garante uma cor de fundo sem grandes variações.

5.4 FUNDO TRANSPARENTE

A conversão de efeitos e imagens para bitmap deve seguir alguns procedimentos para que sua arte não fique incorreta.
A opção “fundo transparente” é essencial para imagens que não tenham o fundo preenchido com a cor branca. Por exemplo: se convertermos uma imagem PNG para bitmap (CMYK), essa opção manterá o fundo transparente. Veja no exemplo:

COM TRANSPARENÇASEM TRANSPARENÇA
Perceba que na segunda imagem o fundo que era transparente, agora é branco. Isso acontece tanto manualmente, quanto pelo conversor do site. Sendo assim, sempre que enviar uma arte em PDF X-1a, certifique-se de realizar a conversão de imagens RGB ou efeitos da forma correta.

5.5 EFEITOS

Convertendo efeitos (Corel Draw)

Efeitos como gradiente, lente, transparência, malha, multicanal, power clip, padrão de bitmap ou totalmente coloridos são muito comuns na criação de uma arte. Porém, é necessário realizar um procedimento bem simples para que esses efeitos saiam de forma correta na impressão de um material.
Primeiramente, precisamos localizar os efeitos. A maneira mais simples de fazer isso é por meio da ferramenta Gerenciador de Objetos.
Disponível nos menus OrganizarFerramentas ou Janela, o gerenciador ajuda na localização dos vetores, imagens e efeitos utilizados em sua arte, bem como a organização das camadas, linhas guias, grade do documento e área de trabalho.
Selecione a opção “Propriedades” do objeto, no gerenciador. Veja:
GERENCIADOR
Os efeitos devem ser convertidos para imagem (bitmap) antes da impressão. Caso contrário, podem não sair no resultado final do material.
Como fazer a conversão?
No Gerenciador de Objetos, selecione os seguintes efeitos:
GERENCIADOR 2
(gradiente, padrão de duas cores, padrão de bitmap, padrão totalmente colorido)
Selecione um efeito clicando sobre o mesmo, dessa forma:
Selecione
Em seguida faremos a conversão para bitmap. Vá em Bitmaps > Converter em bitmap…
Bitmap
Ajuste as configurações da seguinte forma:
configurações
Em seguida clique em OK.
No gerenciador, o objeto deverá aparecer desta forma:
Resultado final
Repita o processo para todos os outros efeitos contidos no exemplo.
Convertendo efeitos (Adobe Illustrator)
Ao criar uma arte gráfica no Adobe Illustrator, pode-se utilizar vários efeitos e preenchimentos, porém esses efeitos podem gerar uma série de erros de impressão se não forem convertidos corretamente.
Todos os efeitos utilizados na arte (gradiente, opacidade,  etc…) precisam ser convertidos antes do envio do arquivo.
Para converter um efeito no Adobe Illustrator, é preciso seguir os seguintes passos:
Selecione o objeto que contém o efeito,  na barra de menu clique na aba “Object” e selecione a opção “Rasterize”.

Ao abrir a tela de configuração, selecione as opções conforme a imagem abaixo:

Deste modo, o efeito será impresso corretamente sem danos para a arte.

5.6 REFILE - TAMANHO MENOR

Para adquirir materiais com um tamanho menor do que o disponibilizado na loja, é necessário selecionar o acabamento “01 Refile – Tamanho Menor” no campo Acabamentos Opcionais.
O tamanho disponível para o acabamento varia de acordo com a gramatura do papel:
  • • Para os produtos de gramatura alta, 240g, 250g e 300g, o tamanho mínimo para o acabamento “01 Refile – Tamanho Menor” é de 4x4cm. Caso deseje um tamanho inferior será necessário adquirir o acabamento “Corte Especial” no qual a medida mínima é de 2,5cm.
  • • Já para os produtos de gramaturas menores, 75g, 80g, 90g, 120g, 150g e 170g, o tamanho mínimo é 10×10 cm.
VEJA A SEGUIR COMO FAZER CORRETAMENTE O PROCEDIMENTO
Ao comprar Marcador de Página de alta gramatura, Couchê 250g, é possível encontrar o acabamento de 01 Refile-Tamanho Menor na seção Acabamentos Opcionais.
Refile Tamanho Menor | Gráfica Atual Card
Ao selecionar o acabamento de 01 Refile – Tamanho Menor, uma caixa de diálogo se abrirá para que seja informado à SevenGraff  o tamanho final desejado para o seu produto, neste exemplo 14×4,82cm:
Selecionando o tamanho do Refile Tamanho Menor | Gráfica Atual Card
O Marcador de página de tamanho 17,9×4,82cm com acabamento de Refile para o tamanho 14×4,82cm ficará assim:
Refile l Gráfica Atual Card
INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E FECHAMENTO DE ARQUIVO
A arte deve ser enviada com a sangra correta, ou seja, deve ser adicionado 0,3 cm ao tamanho final do material durante a criação da arte gráfica. No caso do Marcador de Página utilizado no exemplo, o tamanho final da arte gráfica com a sangra será de 12,3×4,3cm. Verifique se as informações estão recuadas para dentro das margens de segurança de 0,35 cm em cada lado.

ATENÇÃO: o acabamento de Refile – Tamanho Menor está disponível para os produtos com quantidade superior a 500 unidades. E pode ser adicionado a diversos materiais gráficos disponíveis na SevenGraff , como Cartões de Visita, Folders, Réguas, Marcadores de Páginas, entre outros. Visite a nossa loja agora mesmo e confira!

5.7 GABARITO

Os gabaritos/padrões disponíveis para download em nosso site são diferenciados de acordo com a gramatura e/ou acabamento do produto.
Atente-se sempre para o tamanho com sangra do produto adquirido.
Ex: 9,1×5,12cm – 9,1×5,38cm – 9,3×5,58cm…
IMPORTANTEapós a montagem da arte o gabarito/padrão deverá ser DELETADO.
Sangria

5.8 CAMADAS DO COREL DRAW

As camadas do Corel Draw são ótimas para montar sua arte oferecendo uma forma eficaz de organizá-la. São adequadas para trabalhar com várias páginas ou com apenas uma única, sendo preciso apenas um pouco de conhecimento sobre o Gerenciador de Tarefas que exibe toda a estrutura do arquivo.
Janela > Janelas de encaixe > Gerenciador de objetos
download
No Gerenciador de Objetos você pode:
  1. Mostrar propriedades do objeto: permite visualizar as propriedades de cada objeto arquivo.
  2. Editar em todas as camadas: quando habilitado, permite editar qualquer objeto, em qualquer uma das camadas, independente da camada ativa (selecionada). Quando desabilitada, apenas a camada selecionada será editável, enquanto as outras ficam bloqueadas para edição.
  3. Exibição do Gerenciador de camadas: permite gerenciar a hierarquia ou a sequência de camadas.
  4. Nova camada: cria uma nova camada na pagina ativa.
  5. Nova camada principal: cria uma nova camada na pagina principal. O conteúdo de uma página principal será exibido em todas as páginas do documento.
  6. Nova camada principal (páginas ímpares): cria uma página principal que será visível apenas nas páginas ímpares.
  7. Nova camada principal (páginas pares): cria uma página principal que será visível apenas nas páginas pares.
  8. Excluir camada: exclui a camada e todos os objetos presentes nela.
  9. Camadas normais: são as camadas de cada página. Toda página tem ao menos uma camada. Você pode criar outras camadas, renomear cada uma delas, etc…
  10. Página principal: nesta página as camadas e todo o seu conteúdo, como linhas guias ou objetos, aparecem em todas as paginas do arquivo.

BOTÕES DE PROPRIEDADES DAS CAMADAS

propriedades2
  1. Olho: habilita e desabilita a visibilidade das camadas.
  2. Impressora: habilita e desabilita a impressão da camada. As camadas desabilitadas para impressão ao serem exportados ou enviados para impressão não serão visíveis no arquivo final.
  3. Lápis: habilita e desabilita a capacidade das camadas de serem editadas. Ao desabilitar esta opção os objetos não podem ser selecionados para edição. Para poder editar os arquivos da camada apenas click no lápis para deixar ele habilitado.
download (1)
DICAS
  • • Renomear camadas de acordo com necessidade de edição da arte ajuda na localização do objeto a ser editado. Basta clicar no nome da camada para renomear.
  • • Certifique-se que todos os objetos que deverão ser impressos ou exportados estão em camadas com o botão de impressão habilitado.
  • • Objetos que estão nas camadas de linhas-guia não estarão visíveis e editáveis.

CAMADA DE LINHAS-GUIA

A camada de linhas-guia do CorelDraw é padrão em todas as páginas, tem as mesmas propriedades das camadas normais, porém  não podem ser apagadas.
Como não pode ser apagada é muito comum criar objetos nesta camada quando não se trabalha utilizando os recursos do gerenciador de objetos.
Os objetos que estão na camada de linhas-guias são visualizados apenas com a estrutura e não serão exportados e nem impressos.
Exemplos:
download (2)
download (3)
Para resolver este problema, basta selecionar os arquivos que estão dentro da camada de linhas-guias e arrastar para camada 1, como nos exemplos:
download (4)

5.9 COMO IMPRIMIR UMA SOMBRA PRETA SEM ELA FICAR CINZA

Corrigindo sombreamentos
O sombreamento é um efeito que adiciona volume e valoriza os objetos.
Para que essas sombras sejam impressas com qualidade e não apresentem um tom acinzentado (com aparência de desbotado), é necessário aplicar a transparência no modo de sobreposição “multiplicar”.

6.0 IMPRIMINDO EFEITOS ESPECIAIS

IMPRIMINDO EFEITOS COM FIDELIDADE

O Corel Draw disponibiliza várias ferramentas/efeitos que aperfeiçoam a criação dos materiais gráficos, infelizmente essas ferramentas/efeitos podem gerar sérios erros de impressão.
Veja abaixo como proceder e corrigir estas limitações, possibilitando uma correta impressão de seu trabalho.

Separando efeitos
Se ao analisar seu material você identificar efeitos especiais, veja aqui como viabilizar a impressão de alguns deles: separando efeitos.
O procedimento de separar elimina problemas dos seguintes efeitos:
MISTURA, EXTRUSÃO VETORIAL, CONTORNO INTERATIVO, SOMBREAMENTO.

Obs: Alguns efeitos especiais precisam de tratamento diferenciado, abaixo será explicado como viabilizar a impressão destes também.

Localizando efeitos

Você já aprendeu a separar alguns efeitos, veja agora como localizar os efeitos especiais que não são eliminados na separação: localizando efeitos.

Convertendo efeitos em bitmap

Alguns efeitos precisam de tratamento diferenciado, pois eles criam vínculos específicos com os objetos onde são aplicados.
Dependendo de sua criação ela pode requisitar tratamentos como no filme a seguir, nesse exemplo vamos utilizar o efeito POWERCLIP, mas você poderá marcar todos os efeitos que apareceram quando pesquisamos: imprimindo efeitos.
O procedimento de converter em bitmap elimina problemas dos seguintes efeitos:
LENTE, TRANSPARÊNCIA, DEGRADÊ (Gradiente) POWERCLIP, MÁSCARA DE COR DE BITMAP, EFEITO DE ATIVAÇÃO (efeito indicado apenas para web).


Convertendo efeito em curvas

Basta localizar o efeito, clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Converter em curvas”.
O procedimento de converter em curvas elimina problemas dos seguintes efeitos: PERSPECTIVA, ENVELOPE, DISTORÇÕES.

6.1 IMPRESSÃO METALIZADA

TIPO DE IMPRESSÃO

A Impressão Metalizada é feita em Policromia Off-Set, o efeito metálico acontece devido à Midia Metalizada. Apenas a frente do Papel é Metalizada. No verso, impressão normal, igual ao verso do Supremo.
Cartão de Visitas l Impressão Metalizada l Gráfica Atual Card
QUAL FORMATO DE ARQUIVO DEVO UTILIZAR?

Envie seu arquivo em CorelDraw, PDF ou JPG. Certifique-se de que o arquivo utiliza apenas cores CMYK e que a máscara está somente em Preto (K).
Gabaritos l Impressão Metalizada l Gráfica Atual Card
MÁSCARA
  • • Existe a possibilidade de impressão de uma máscara, além das 4 cores CMYK, que será impressa na cor branca, nas áreas onde não se quer o brilho do papel.
  • • Como a mídia é metalizada, toda a área de impressão sem a máscara terá efeito metálico. Áreas protegidas pela máscara não brilham.
  • • Áreas mascaradas podem ser usadas para ressaltar o brilho das áreas sem máscara. Imagine um cartão de visita onde apenas a área da sua logo não recebe a máscara. Toda a área com máscara ficará sem brilho, aumentando ainda mais o brilho na sua logo.
  • • Também pode ser utilizada como calço para que não exista interferência do metalizado do papel na impressão das cores.
  • • As áreas que receberão a máscara deverão ser marcadas em um arquivo/página separado, e estar apenas na cor preta. Veja o exemplo de aplicação aqui.
arte frete - arte verso e máscara (somente frete)
como é o processo de impressão - primeiro a máscara(calço branco) depois a arte

PRETO

Impressão de Preto 100% não brilham. Para efeitos metalizados em áreas com preto, utilize Retícula.
Coberturas de 100% não permitem que o papel apareça, cobrindo o brilho da Mídia. Quanto menor a cobertura de cor, mais o papel aparece maior é o brilho.
Retícula l Impressão Metalizada l Gráfica Atual Card
6.2 ACABAMENTO DE FURO, COMO IDENTIFICAR NA ARTE?

O acabamento de Furo está incluso em alguns produtos, podendo ser visualizado no campo “Acabamento Incluso”, mas caso não esteja inserido ao produto, o Furo de 3 mm ou 5 mm poderá ser adicionado, através da seleção em  “Acabamentos Opcionais”. Além disso, há a possibilidade de inserir um ou mais furos adquirindo o acabamento de Corte Especial.
Utilizaremos como modelo uma Tag 5 x 9 cm para demonstrar como o acabamento de furo deve ser indicado corretamente na arte arte gráfica.
Primeiramente, baixe o gabarito do produto desejado e utilize para criar a arte gráfica do seu material.
Gabarito Padrão l Instrucoes Grafica Atual Card
Note que no próprio arquivo você terá, além das indicações de margem de segurança, linha de corte e sangria, a orientação de como indicar o acabamento de furo no arquivo.

MONTAGEM DAS ARTES

A marcação do furo pode ser posicionada em qualquer parte do material, desde que esteja dentro da margem de segurança.

Atenção: informamos que durante a aplicação do furo o mesmo poderá sofrer uma leve alteração, sendo essa de até 2 mm de deslocamento ou de tamanho. Para que nenhuma informação seja afetada, orientamos que durante a criação do arquivo, essa margem de variação seja acrescentada.
Exemplo: para verificar a indicação do furo com a margem de variação de 2 mm, selecione a elipse que indica o furo na sua arte gráfica e utilize a ferramenta de Contorno para criar um contorno externo de 2 mm (0,2 cm). Como no exemplo abaixo, em que o furo mede 3 mm.
Tag | Indicacao de furo e contorno l Instrucoes Grafica Atual Card

MARCAÇÃO VERSO

Para fazer a marcação no verso é simples, devemos copiar (ctrl+c) a imagem da frente com a indicação e o contorno de 2 mm e colar (ctrl+v) na aba do verso. Em seguida, selecionamos a opção “Espelhar horizontalmente”, que se encontra na parte superior da página.
Tag | Indicacao de furo e contorno no Verso l Instrucoes Grafica Atual Card
Depois, basta deletar a arte da frente deixando somente a marcação do furo.

FINALIZANDO

Para finalização da arte é necessário ajustar o tamanho do furo, uma vez que ao enviar com o tamanho original desejado de (3 mm ou 5mm) a marcação poderá ficar visível após a produção. Sendo assim, foi inserida uma medida padrão, na qual devemos mandar o tamanho desejado reduzido, ou seja, para o de furo 3 mm, envie a marcação com 0,3 mm, já para 5 mm, envie com 0,5 mm. Além disso, adicione uma cor que chame a atenção, criando um contraste entre a marcação e a cor da arte.
Finalizando indicação do Furo | Instrucoes Grafica Atual Card
Lembre-se de retirar as indicações do gabarito (linhas de orientação) antes do envio das artes.
RESULTADO FINAL COM ACABAMENTO DE FURO
Tag Personalizada com acabamento de Furo | Instrucoes Atual Card
7. Passos Iniciais

7.1 COMO CONVERTER UMA IMAGEM RGB PARA CMYK?

NO COREL DRAW

– Selecione a imagem a ser convertida. Faça o seguinte comando a partir da barra de menu: Bitmaps > Converter em bitmap.
Convertendo imagem em bitmap CMYK - passo 1
Na próxima aba, deixe o campo de resolução com, no mínimo, 300dpi. Selecione em “Modo de Cor” a opção Cor CMYK (32 bit). Marque as opções  Suavização de Serrilhado e Fundo Transparente. Clique em OK e pronto.
Convertendo imagem em Bitmap CMYK

NO ADOBE PHOTOSHOP

– Com a imagem aberta no Photoshop, selecione o menu Image > Mode > CMYK Color.
02_2-600x336

7.2 APLIACAÇÃO DE TEXTOS E ELEMENTOS

Como vimos anteriormente em furos, o primeiro passo para criação de um material gráfico é criar um fundo. Este fundo deve estar exatamente no tamanho do padrão. Com isto acertado, deve-se iniciar a inserção dos textos e elementos gráficos que irão compor o lay-out .
a) Quando na criação tiverem imagens sobrepostas, elas deverão ser as primeiras a serem inseridas. Pois, a partir do seu posicionamento, o “criador” saberá onde inserir o texto e qual formato ou tamanho de fonte deverá atribuí-lo.
textos-e-elementos-01-250x147
Estes elementos podem ser imagens, cliparts, logomarcas e outros.
Ao aplicar estes elementos, não ultrapasse a linha limite de “segurança”, para evitar que sejam cortados pela guilhotina. Esta parte cortada do material será perdida.
  • Veja outros exemplos de situações incorretas aqui.
b) Com as imagens aplicadas corretamente, digite os textos que farão parte do material utilizando a ferramenta “Texto”.
4-botao
Digite todas as informações sem se preocupar com as fontes ou tamanho.
textos-e-elementos-02-250x147
Agora você pode posicioná-las, escolher o estilo, as cores e o tamanho.
textos-e-elementos-03-250x147
Tome cuidado com fontes baixadas da internet ou de catálogos. Elas podem parecer bonitas e atraentes, mas podem acabar comprometendo o resultado final dos arquivos.  Muitos criadores desenvolvem fontes sem se preocuparem com as regras exigidas por softwares como o Corel Draw, e quando essas fontes são processadas em “postscript” (linguagem para impressão), corrompem o arquivo e geram um erro. Por isso, aconselhamos apenas a utilização de fontes originais de softwares gráficos (Corel, Adobe, etc.).

7.3 APLICANDO FUNDO NO MATERIAL

Sabemos que todos os materiais devem conter um fundo, mesmo que ele seja branco, apenas para delimitar o tamanho real do produto já com sangra. Portanto, após abrir o padrão, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre a ferramenta “Retângulo”.
1-botao
Este comando criará um retângulo no tamanho exato da página do arquivo. Por este motivo, a SevenGraff  desenvolve seus arquivos padrão no tamanho final, o qual entrará na máquina de impressão, facilitando o processo de criação e produção.
Aplicando-fundo-01
a) Se o fundo do seu material for preenchido com cores do Corel Draw, basta aplicá-las no retângulo que você criou. Não movimente o retângulo para que você não tenha problemas de corte, realizado pela gráfica.
Aplicando-fundo-02
b) Se o fundo do seu material for em gradiente (degradê), basta aplicá-lo no retângulo que você criou. Não movimente o retângulo para que você não tenha problemas de corte.
Aplicando-fundo-03
c) Se o fundo do seu material for por inteiro uma imagem, você deverá copiá-la para dentro do padrão.
Aplicando-fundo-04-250x147
Analise se o tamanho da imagem tem a mesma proporção do tamanho do material, para isso aumente a imagem até ocupar todo fundo.
Aplicando-fundo-05-250x147
Neste caso, a imagem não tem a mesma proporção, o excedente deverá ser cortado com a ferramenta “Forma”.
7-botao
Selecione os nós de um lado da imagem e encoste-os na linha de sangra, pressionado a tecla “Ctrl” e o botão esquerdo do mouse para não entortar a imagem.
Aplicando-fundo-06-250x147
Faça o mesmo com os nós do outro lado da imagem.
Aplicando-fundo-07-250x147
Feito isso, o fundo estará bem próximo do tamanho final, mas como é necessário perfeição no tamanho, clique na ferramenta “seleção” e em seguida clique fora da página em algum espaço em branco.
10-botao
Observe no topo do Corel, que a página tem um tamanho específico (este tamanho varia de acordo com os tipos de materiais).
11-botao
Selecione a sua imagem e você verá o tamanho real dela.
Aplicando-fundo-08-250x147
Se a imagem for diferente do tamanho da página, ajuste manualmente para as medidas exatas.
Aplicando-fundo-09-250x147
d) Se o fundo for uma mistura de preenchimento com imagem, comece selecionando o caixote (retângulo) que foi criado no fundo.
Aplicando-fundo-10-250x147
Pinte-o da cor que preferir.
Aplicando-fundo-11-250x147
Copie a imagem para dentro do Corel Draw.
Aplicando-fundo-12-250x147
Posicione-a no local que preferir.
Aplicando-fundo-13-250x147
Elimine o excedente da imagem que estiver fora dos limites da página.
Aplicando-fundo-14-250x147
e) Para desenvolver um fundo com moldura ou tarjas saiba mais:
  • Bordas – entenda as limitações desta opção.
Estes foram alguns exemplos de criações de fundos para qualquer tipo de material. Os caminhos para chegar a estes resultados podem variar conforme as ferramentas utilizadas ou conforme a experiência do usuário, mas o objetivo principal deste texto é mostrar a importância de se executar uma criação tendo como base os limites máximos do arquivo padrão, não deixando que o fundo fique maior ou menor que página.
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7.4 BORDAS E MOLDURAS
Na criação de uma arte, deve-se sempre prestar atenção nas bordas ou molduras. Em geral esses estilos trazem um aspecto diferenciado à arte, porém, devido a variações de corte que podem acontecer durante o processo de produção do material, o resultado final poderá ficar diferente do esperado. Sendo assim, opte sempre que possível por bordas que não sejam estreitas demais. Em outras palavras, evite deixar as bordas rentes à margem de segurança, tendo em vista que caso o corte tenha uma variação, a borda poderá ficar muito fina.
Veja o exemplo abaixo:
Deslocada
Perceba que a parte debaixo ficou desproporcional às outras. Portanto, evite esse tipo de forma em suas criações. No entanto, caso opte por fazer dessa forma,  procure utilizar molduras que sejam desenhadas, pois assim a variação ficará menos perceptível. Veja:
Borda certa corte variou para cima

8. Facas e Aproveitamentos

8.1 FOLDER COM DOBRAS

Um dos acabamentos mais utilizados na SevenGraff  é a dobra para os folders. Deixando eles mais sofisticados e facilitando o manuseio. Mas para utilizar esse acabamento devemos seguir algumas regras.

GABARITO

Para facilitar a montagem da arte gráfica, diretamente na página o produto é possível fazer o download gratuito do gabarito (disponível em CorelDraw, Illustrator e Photoshop). Neste campo você poderá escolher entre gabarito sem dobra, com uma ou com duas dobras, como na imagem abaixo:
Folder-com-dobra-gabarito-Atual-Card

FOLDER COM UMA DOBRA

O acabamento de uma dobra pode ser centralizado ou deslocado. Caso seja deslocada a dobra deve-se respeitar uma margem de segurança de 7cm que é contada desde o limite da página até a indicação de dobra.
Materiais que contenham uma área menor que a de 7cm (para cada lado da indicação da dobra) não podem receber o acabamento.
Indicacao-do-acabamento-dobra-Atual-Card
Observação: no Folder 15x21cm não é possível fazer a aplicação de dobra deslocada, somente uma dobra centralizada, a fim de respeitar a medida mínima de 7cm para cada lado da dobra.

DUAS DOBRAS

O acabamento de duas dobras é um pouco mais complexo, necessitando maior atenção durante a montagem da arte. Depois de baixar o padrão você verá que ele é dividido em três partes, sendo que uma fica um pouco menor, pois é a parte que vai ficar dobrada para dentro.
gabarito-folder-com-duas-dobras-Atual-Card
O verso que será a parte interna, também é dividido em três partes e também tem um lado menor, só que esse lado vai ser o lado contrário da frente. Como na imagem abaixo:
gabarito-folder-com-duas-dobras-Atual-Card
Agora que já identificou a funcionalidade das linhas guias que vem com o padrão, é só criar o seu layout em cima dele. Observe no nosso exemplo:
FR-folder-21x29,7

TRÊS DOBRAS

O folder com acabamento de três dobras possui quatro partes iguais, tanto na frente quanto no verso. Desta forma para criar a arte gráfica basta respeitar as indicações, margens e padrões de impressão da gráfica. Veja abaixo como fica o resultado final de um material com três dobras:folder-com-tres-dobras-Atual-Card
folder-com-tres-dobras-Atual-Card
folder-com-tres-dobras-Atual-Card
folder-com-tres-dobras-Atual-Card
folder-com-tres-dobras-Atual-Card
Nesse caso nenhuma informação e imagem vai por dentro de outra. Todas ficam lado a lado. Após o folder passar por esse acabamento ele ficará como uma sanfona.
Resultado Final:folder-com-tres-dobras-Atual-Card

8.2 VINCO

O cartão duplo 9 x 10 cm é um material interessante, pois pode ser utilizado para diversos fins: convites, cartões para comemorações, cartões de visita, etc. Para o nosso exemplo, vamos fazer um cartão de visita com vinco. Veja abaixo como serão a frente e o verso para a parte externa do nosso cartão.
Cartão de Visita Duplo l Acabamento de Vinco l Atual Card
Agora, vamos ver o exemplo da arte da parte externa do nosso cartão.  O primeiro-passo para criar sua arte gráfica é baixar o gabarito padrão disponível na página do produto e utilizar o arquivo nomeado como frente.
Arte Cabeça com Cabeça l Acabamento de Vinco l Atual Card
Repare que a arte da frente do nosso cartão, que está na parte superior do arquivo, está “de cabeça para baixo”. Você deve fazer a arte do seu material sempre desta forma, porque quando o material for dobrado, a parte da frente ficará na posição correta. A gráfica chama este tipo de montagem de “cabeça com cabeça”, pois a parte de cima da frente fica “grudada” na parte de cima do verso.
Para fazer a parte interna do seu cartão, onde você poderá colocar fotos, textos ou o que desejar, utilize o arquivo do gabarito nomeado como verso. Faça toda a arte da parte interna “de cabeça para cima”, ou seja, na posição normal. Veja abaixo o nosso exemplo:
Cartão de Visita Duplo parte interna l Acabamento de Vinco l Atual Card
Note que, na parte interna do cartão, você coloca todas as informações na posição “de cabeça para cima”. Quando o cartão é aberto, as informações aparecerão desta forma.
Você também deve ter notado que no gabarito existem algumas linhas coloridas. Estas linhas são chamadas de Margens de Segurança. Elas servem para auxiliar o seu trabalho, para que você coloque a sua arte de forma correta no arquivo antes de enviá-lo para a gráfica. Vamos analisar estas linhas marcadas na imagem:
Linhas de Segurança l Acabamento de Vinco l Atual Card
Margem de segurança: Esta linha é o limite para você colocar as informações mais importantes do seu material. Caso alguma destas informações ultrapasse esta linha, ela poderá ser cortada na hora da produção pela gráfica.
Linha de corte: Esta linha marca o local em que o seu material será cortado. Você não pode deixar nenhuma informação importante entre esta linha e a linha de segurança. Entretanto, você deverá deixar uma imagem ou uma cor, caso contrário poderão sobrar espaços em branco no material.
Linha de sangra: Esta linha marca o limite do fundo da sua arte. Este fundo deverá chegar até esta linha, preenchendo o fundo inteiro do arquivo.
 A linha horizontal que passa pela metade do material é o vinco. O vinco é uma marcação no meio do material para indicar o local em que ele será dobrado posteriormente. A gráfica fará uma espécie de “pré-dobra”. Próximo ao vinco, você poderá ver também as margens de segurança, respeite-as e não deixe nenhuma informação ultrapassá-las. Outra informação importante: a distância da borda até o vinco é de no mínimo 4 cm.
Vale mencionar que em materiais com vinco não é possível à aplicação de verniz, porque o processo de produção de vinco “quebra” o verniz, danificando o material.

8.3 SERRILHA

A Serrilha é a sequência de pequenos furos ou cortes muito unidos que, em folhas de papel, servem para facilitar o corte manual. Este acabamento é utilizado em materiais como postais, ingressos, cartões, tags e outros.

PROCESSO DE MONTAGEM DO ACABAMENTO SERRILHA

A montagem deste acabamento é bem simples, basta seguir corretamente as instruções abaixo:
Escolha o material que vai receber a serrilha (em nosso exemplo usaremos um postal 10×15 cm). Faça o download do gabarito e crie toda a arte gráfica respeitando as linhas de segurança, corte e sangra.
Gabarito l Aplicação da Serrilha l Atual Card
Com a arte gráfica pronta, selecione o local em que será aplicado o acabamento de Serrilha. Toda vez que você utilizar a serrilha, não se esqueça de fazer as linhas de segurança, para que suas informações importantes não sejam serrilhadas junto com o acabamento. As distâncias destas linhas são de 3,5 mm para cada lado da serrilha, como mostrado na imagem abaixo.
Frente l Aplicação da Serrilha l Atual Card
É importante lembrar que, durante a aplicação do picote, a serrilha pode ter um deslocamento de 2 mm para a direta ou para a esquerda. Portanto é imprescindível que este possível deslocamento também seja levado em conta, evitando assim que o resultado final seja comprometido.

MONTANDO O VERSO

Para o verso, temos que ter muita atenção com a marcação da serrilha e com a montagem das informações. A marcação da serrilha deve ser sempre espelhada com a frente. Veja o desenho:
Verso l Aplicação da Serrilha l Atual Card
Observe que a marcação do verso também tem as linhas de segurança na serrilha, para que informações importantes não sejam cortadas.
Espelhamento l Aplicação da Serrilha l Atual Card
TAMANHO MÍNIMO

É importante lembrar que a distância mínima da serrilha é de 2,5 cm, ou seja, a parte que vai ser destacada não pode ser menor que 2,5 cm.
Tamanho mínimo l Aplicação da Serrilha l Atual Card
Agora que você já conferiu o passo a passo da criação da Serrilha fica fácil aplicar o acabamento aos seus impressos. Confira todas as opções de materiais disponíveis na SevenGraff  e tenha produtos incríveis!
Resultado final da aplicação da Serrilha l Atual Card

8.4 CORTE ADICIONAL

O acabamento de Corte Adicional é indicado para separar artes distintas impressas no material, que pode receber cortes centrais e deslocados, de acordo com o tamanho e gramatura do papel. Esse acabamento incluso é um dos mais utilizados em materiais que necessitam de tamanhos diferenciados, como flyers, cartões postais, cartazes e etc.
Para solicitar o Corte Adicional em seu material, é necessário seguir alguns passos que irão te ajudar na criação e fechamento do arquivo. Fique atento!
Faça o download do padrão que está disponível para os softwares Illustrator, Corel Draw e Photoshop, e crie sua arte seguindo as orientações referentes às linhas de corte, segurança e sangra. Conforme o exemplo, há um flyer e um cartão de visitas impressos no mesmo material.
Corte Adicional - Atual Card
É necessário fazer uma pequena marcação no local que receberá o corte adicional, destacando sua cor e criando contraste com as artes para um excelente resultado final.
Corte Adicional - Atual Card
Ressaltamos que o tamanho mínimo para o Corte Adicional é de 4 cm, distância da linha de corte à margem, para um material com gramatura alta e de 7 cm para gramatura fina.
  • Gramaturas altas: Couchê 250g, Couchê 300g, Reciclato 240g, Supremo 300g e Supremo Metalizado 300g.
  • Gramaturas finas: Couchê 80g, 90g, 120g, 150g; Reciclato 90g e 150g e Sulfite 63g, 75g, 90g, 120g e 150g
Verifique-se de que todas as informações estão de acordo e pronto, você criou seu arquivo! Basta clicar no botão de Acabamentos e incluir a opção de Corte Especial no carrinho.

8.5 CORTE ESPCIAL

O acabamento de Corte Especial proporciona um formato diferenciado ao produto, abrindo um leque de opções e formas diferentes para seu impresso. Esse acabamento pode estar disponível na loja como: Corte Especial / Corte Especial – Médios Formatos e Corte Especial – Grandes Formatos.
Para garantir que o produto final fique do jeito que você precisa, é necessário seguir algumas orientações. Veja só:

MONTAGEM DA FACA

Para que o impresso fique com um determinado formato é preciso que seja feito um arquivo “Faca”, esse arquivo deverá conter somente o formato do material, como a imagem abaixo:
Faca Corte Especial l Instruções Atual Card
Para que nenhuma informação seja cortada insira uma margem de segurança e uma margem de sangra em sua faca. A margem de segurança deverá respeitar a distância de  0,25 cm para dentro (interno) da linha da Faca, enquanto a margem de sangra deve respeitar 0,15 cm para fora (externo) da linha da Faca, como mostram as imagens.
Através da ferramenta “Contorno”, você pode definir a margem de segurança e margem de sangra da faca de sua arte, respeitando sempre 0,25 cm para dentro (interno) e 0,15 cm para fora (externo). Utilizando a ferramenta Contorno é possível inserir as margens:
Margem de Segurança – Interno:
Contorno Interno l Corte Especial l Instruções Atual Card
Margem de Sangra – Externo:
Contorno Externo l Corte Especial l Instruções Atual Card
Seguindo as orientações, sua Faca deverá ficar da seguinte forma:
Faca dos exemplos Corte Especial l Instruções Atual Card
Obs.: evite facas de alta complexidade, com muitos recortes e detalhes pequenos.

MONTAGEM DA ARTE COM O CORTE ESPECIAL

Vamos montar as artes com as facas utilizadas nos exemplos.
Exemplos Corte Especial l Instruções Atual Card
No exemplo abaixo, indicamos como manter a distância correta entre as linhas da faca:
Distância necessária l Corte Especial l Instruções Atual Card
Importante
Após finalização do Corte Especial a faca utilizada é descartada, sendo assim, para cada compra com esse acabamento é necessário refazer o processo de envio dos arquivos.
Informamos também que os acabamentos de Corte Especial podem necessitar de um orçamento a parte, pois dependendo da complexidade os valores poderão sofrer alterações. Ressaltamos ainda que nenhum valor será acrescentado sem conhecimento do cliente.
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